Os Contos e suas releituras, Branca de Neve


Muitas animações que encantaram nossa imaginação quando crianças ganharam uma releitura e tornaram nossos personagens tão reais quanto próximos de nós. Então se prepare! Nesta semana visitaremos muitos lugares. E o terceiro será a casa de Branca de Neve.

Era uma vez...

Uma bela princesa de pele branca como a neve, de lábios vermelhos como o sangue e cabelos negros como a noite chamada Branca de Neve. Bondosa e bela, ela logo despertou a inveja de sua Madrasta, que a obrigava a trabalhar como criada. Toda à noite, a cruel Madrasta perguntava ao seu Espelho Mágico:

"Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bela do que eu?" E o Espelho respondia: "Não, minha Rainha, a senhora é a mais bela de todas."

Então certo dia, o Espelho disse: "Rainha, vós sois a mais bela aqui, mas Branca de Neve é mil vezes mais bela do que vós."

Enlouquecida de inveja, a Rainha chamou o Caçador e lhe ordenou que levasse Branca de Neve até a Floresta e a matasse. 

O fim da história, todos já conhecem, apesar de haver várias versões. Que Branca de Neve acordou com o beijo de um Príncipe, todos nós já sabemos. Mas o que realmente aconteceu a nossa cruel Madrasta? 
Cena do filme 'Espelho.Espelho Meu" da Imagem Filmes
Uns dizem que ela abandonou o reino e foi embora. Outros, mais românticos, como a versão dos estúdios Walt Disney, diz que a Rainha foi perseguida pelos anões, ainda na Floresta. Do alto de um penhasco, para onde ela correu, uma tempestade a fez desequilibrar-se e cair lá do alto.      

Mas na versão original, contada pelos Irmãos Grimm, nossa vilã - que visitou Branca de Neve na Floresta - foi convidada, sem que soubesse, pela Princesa e pelo Príncipe para o casamento. No início, ela recusou, mas curiosa, nossa Rainha decidiu ir. E assim que entrou no salão reconheceu Branca de Neve. Assustada, não se moveu. Para ela, porém, como castigo, um par de sapatos quentes em brasa foi preparado. Obrigada a calçá-los e a dançar com eles, nossa Rainha terminou caindo morta.

Um final bem trágico, não acham?